Noticias

OTCA en los Medios

10 de Marzo, 2016 Impresión
Manejo Florestal Comunitário é referência para cooperação amazônica

O diretor executivo César De las Casas e o coordenador técnico regional Vicente Guadalupe, da Organizacion del Tratado de Cooperación Amazónica (OTCA – Organização do Tratado de Cooperação Amazônica), estão em Rio Branco para conhecer as experiências de Manejo Florestal Comunitário realizadas pelo governo do Estado.

A OTCA foi criada na década de 70, após o Tratado de Cooperação Amazônica, com o objetivo de integrar os países amazônicos na preservação do bioma, por meio dos princípios de desenvolvimento sustentável. Assim como o Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela também fazem parte da organização.

De acordo com César De las Casas, o Acre é referência no modelo de manejo comunitário. “O projeto do Acre foi escolhido por ter um resultado exitoso. Percebemos que o modelo do estado atende nosso objetivo, que é preservar os recursos naturais”, ressalta.

A visita teve inicio na terça-feira, 8, com apresentação da política florestal desenvolvida pelo governo. A agenda segue até o dia 11 com visita a dois projetos de Manejo Florestal Comunitário, no Projeto de Assentamento Especial Porto Dias, em Acrelândia, e na Reserva Extrativista Chico Mendes, em Xapuri.

“Durante a nossa agenda aqui estaremos analisando, na prática, particularidades especiais como, por exemplo, de que forma os conceitos da conservação da biodiversidade foram considerados direta e indiretamente”, explica Guadalupe.

Noticia. clique aquí  


Fuente: Noticia do Acre



Síguenos

Observatorio Regional Amazónico

Fue concebido como un foro virtual permanente que facilite el flujo de información entre las instituciones y las autoridades gubernamentales de los Países Miembros.

Red de Centros de Investigaciones Amazónicas

Tiene como objetivo el fortalecimiento de la capacidad científica y técnica de los Países Miembros sobre temas de investigación pertinentes a la Amazonía.